• Meu perfil

    angelanatel

    angelanatel

    Escritora, professora, tradutora, linguista e teóloga, há vinte anos envolvida no trabalho voluntário de produção de material e ensino tanto no Brasil quanto em Moçambique. Licenciada em Letras - Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Bacharel em Teologia pela Faculdade Fidelis, Curitiba/PR. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Associada à ABIB – Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica e participante da AHDig – Associação das Humanidades Digitais. Promove debates em blogs e reuniões informais além de ministrar aulas particulares de português, hebraico e inglês, cursos livres nas áreas de linguística, tradução, teologia e missiologia, e efetuar correções de textos em português. Mantém-se escrevendo, tanto em verso quanto em prosa, ligada ao teatro e à pintura, com o desejo de prosseguir em suas pesquisas (doutorado e aulas nas áreas de educação, teologia e letras) e trabalhos interculturais. Livros produzidos: http://pt.slideshare.net/eetown/teologia-em-poesia-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/a-toca-da-tuca-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/poemas-do-espelho-uma-autobiografia-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/poesia-o-amor-e-onde-ele-acontece-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/percepes-de-angela-natel Produção disponível em https://independent.academia.edu/AngelaNatel Banco do Brasil Agência 2823-1 C/C: 40006-8 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7903250329441047 Livros produzidos: http://pt.slideshare.net/eetown/teologia-em-poesia-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/a-toca-da-tuca-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/poemas-do-espelho-uma-autobiografia-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/poesia-o-amor-e-onde-ele-acontece-de-angela-natel Editoria Online do Jornal: Direitos Humanos em Foco https://paper.li/f-1406058022 http://pt.slideshare.net/eetown/percepes-de-angela-natel Produção disponível em https://pucpr-br.academia.edu/AngelaNatel Outras redes: Twitter: @AngelNN http://www.pinterest.com/angelanatel/ http://www.skoob.com.br/usuario/902792 https://www.youtube.com/user/angelanatel http://vimeo.com/angelanatel007 http://www.linkedin.com/pub/angela-natel/65/296/58 http://www.babelcube.com/user/angela-natel Endereço para correspondência: Rua Francisco Derosso, 2560 - lojas 4 e 6 Caixa Postal 21016 - Xaxim - Curitiba - PR 81720-981 Banco do Brasil Agência 2823-1 C/C: 40006-8

    Visualizar Perfil Completo →

  • Follow Angela Natel on WordPress.com

11 de agosto: Dia do Estudante!

Nárnia 3 61099

Aprender. A mais fascinante aventura da vida é a que faz de cada um de nós estudantes, eternos aprendizes.
Fico pensando, e chego à conclusão de que toda vez que me asseguro de estar absolutamente certa em alguma coisa diminuo as chances de aprender algo. Não se trata de derrubar todos os absolutos, mas de não fechar as portas para o aprendizado, para o diálogo, para o novo, para o diferente. Exatamente porque nem sempre estou tão certa de quais são os absolutos e do que posso negociar.
Por isso, ao escolher uma imagem que represente minha vida de estudante, de aprendiz, escolhi a cena do filme “As Crônicas de Nárnia, a Viagem do Peregrino da Alvorada”, na qual a imagem de Aslan, o leão e rei de Nárnia, é refletida nos olhos do dragão (um menino que, para ser transformado interiormente passou pela agonia de viver como um dragão até aquele exato momento do encontro). Como aluna, minha busca se resume nisto: encontrar a Cristo, a revelação de Deus, do transcendente, do que vai além de mim mesma, para que eu possa ser transformada em meu interior e, consequentemente, em minhas atitudes do dia-a-dia. Lembrando, sempre, que toda vez que me considero certa de algo, posso estar perdendo a oportunidade de aprender.
Ser estudante não se reduz a uma breve passagem por uma instituição formal de ensino, na realização de avaliações requeridas ou numa saga infernal a fim de satisfazer as ideias malucas de professores caprichosos. Um dia, cada uma dessas ideias já me passou pela cabeça. Hoje, não mais.
Me olho no espelho e não me vejo mais professora do que aluna. São correlações nunca mutuamente excludentes que me constroem e criam em mim a capacidade de produzir cultura e tocar vidas.
Por isso, neste dia do estudante, parabenizo não somente os matriculados no ensino formal de um sistema educacional falido. Meus cumprimentos a cada um que dispõe o coração a aprender, a não pôr um ponto final nas ideias, que se dispõe a arriscar e a perguntar.
Que possamos encontrar na face do outro a imagem do transcendente refletida, e que isso nos transforme, pois somos eternos aprendizes.
Feliz dia do estudante!

Angela Natel – 11/08/2014

— in Curitiba.

Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: