• Meu perfil

    angelanatel

    angelanatel

    Escritora, professora, tradutora, linguista e teóloga, há vinte anos envolvida no trabalho voluntário de produção de material e ensino tanto no Brasil quanto em Moçambique. Licenciada em Letras - Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Bacharel em Teologia pela Faculdade Fidelis, Curitiba/PR. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Associada à ABIB – Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica e participante da AHDig – Associação das Humanidades Digitais. Promove debates em blogs e reuniões informais além de ministrar aulas particulares de português, hebraico e inglês, cursos livres nas áreas de linguística, tradução, teologia e missiologia, e efetuar correções de textos em português. Mantém-se escrevendo, tanto em verso quanto em prosa, ligada ao teatro e à pintura, com o desejo de prosseguir em suas pesquisas (doutorado e aulas nas áreas de educação, teologia e letras) e trabalhos interculturais. Livros produzidos: http://pt.slideshare.net/eetown/teologia-em-poesia-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/a-toca-da-tuca-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/poemas-do-espelho-uma-autobiografia-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/poesia-o-amor-e-onde-ele-acontece-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/percepes-de-angela-natel Produção disponível em https://independent.academia.edu/AngelaNatel Banco do Brasil Agência 2823-1 C/C: 40006-8 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7903250329441047 Livros produzidos: http://pt.slideshare.net/eetown/teologia-em-poesia-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/a-toca-da-tuca-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/poemas-do-espelho-uma-autobiografia-de-angela-natel http://pt.slideshare.net/eetown/poesia-o-amor-e-onde-ele-acontece-de-angela-natel Editoria Online do Jornal: Direitos Humanos em Foco https://paper.li/f-1406058022 http://pt.slideshare.net/eetown/percepes-de-angela-natel Produção disponível em https://pucpr-br.academia.edu/AngelaNatel Outras redes: Twitter: @AngelNN http://www.pinterest.com/angelanatel/ http://www.skoob.com.br/usuario/902792 https://www.youtube.com/user/angelanatel http://vimeo.com/angelanatel007 http://www.linkedin.com/pub/angela-natel/65/296/58 http://www.babelcube.com/user/angela-natel Endereço para correspondência: Rua Francisco Derosso, 2560 - lojas 4 e 6 Caixa Postal 21016 - Xaxim - Curitiba - PR 81720-981 Banco do Brasil Agência 2823-1 C/C: 40006-8

    Visualizar Perfil Completo →

  • Follow Angela Natel on WordPress.com

Justiça e Misericórdia

Hoje é um bom dia para falar sobre certas coisas: Ontem à noite vi, pela TV, o pronunciamento da Presidente Dilma a respeito do processo de impeachment em andamento. Ouço falar que, pela manhã foi anunciado que o Parlamento Inglês, por voto, decidiu bombardear a Síria. E o Natal está chegando…

Na moda do boicote, estou definitivamente boicotando o Papai Noel – este senhor idoso que rege sua vida segundo a meritocracia. Nunca ouviu falar de misericórdia, não? – postei hoje em meu facebook.

Sob esta mesma linha de pensamento, fica difícil ser coerente num mundo de injustiças. Uns, para não serem punidos, atacam ferozmente outros a fim de desviar a atenção e manipular o povo segundo o seu bel prazer: o sujo falando do mal lavado – e isso se aplica, não somente aos políticos brasileiros, mas até mesmo ao povo brasileiro que, em suas mazelas e pequenas corrupções do dia-a-dia, ainda se ergue para exigir justiça e punição àqueles que eles mesmos elegeram para os governar.

Em outra instância, sob o lema da justiça, decide-se atacar um povo destituído de condições de defesa, num emaranhado político/econômico/ideológico.

E num ângulo bem mais próximo de nossa experiência diária, há aquelas situações em que nos deparamos com uma busca desenfreada por fazer tudo certinho, medir palmo a palmo os gastos e despesas, sem deixar nada de fora, no âmago por ser justo e correto. E nesse meio tempo, atropelamos quem nos surja pelo caminho, cegos em nossa integridade, a fim de não nos desviarmos das leis que impusemos a todos os que nos cercam. São lágrimas que ignoramos, mãos estendidas que não cabem em nossa justiça, um peso que devemos colocar sobre todos, sem ao menos perceber a distinta condição de cada pessoa.

Não, neste mundo cão não há espaço para a misericórdia. Não vivemos numa democracia, nem lutamos por coisa alguma além de uma vil e cruel meritocracia.

Será que seria o caso de começarmos por medirmos a nós mesmos se não vivemos recompensando somente os fortes, os esforçados, aqueles que atendem às nossas expectativas? Será que não seria o caso de olharmos o outro nos olhos antes de batermos o martelo da justiça, determinando um peso igual a todos – que, tragicamente virá a massacrar alguns?

Será que não seria o caso de desmontarmos nossos sistemas de justiça, recompensa e punição, pararmos de ‘dar nome aos bois’ e analisarmos a vida humana acima dos sistemas políticos e econômicos?

É claro que escrevo e falo segundo o filtro da própria corrupção que habita em mim. Porém não posso me calar quando a ânsia por misericórdia e graça gritam em cada alma humana nestes dias tão cruéis.

É difícil ao ser humano aceitar a misericórdia, já que para isso é necessário se desarmar, se despir de suas ideologias e justificações, trazer o outro que o desafia no mesmo patamar para ouvi-lo, atender suas necessidades e promover a reconciliação.

Ideias como estas são por demais subversivas, já que não premiam o esforçado, o mais forte, nem o mais justo. Isso ataca nossos brios e nos coloca a todos no mesmo nível, sob a mesma condição. E mesmo em situações concretas, como o iminente bombardeio inglês sobre a Síria, o processo de impeachment sobre nossa presidente ou nossas ações e decisões no dia a dia, não é fácil delimitar onde exercer justiça com misericórdia, e onde desconstruir para depois construir novamente.

A maior dificuldade em tudo isso é enxergar além dos rótulos, das ideologias, dos sistemas políticos e econômicos que já estão encrustados em nossa pele, em nosso sangue e em nossa história. O pensamento que é regido desde a infância pela meritocracia dificilmente sairá ileso caso decida fugir das linhas que limitam sua justiça própria.

 

Angela Natel

 

03/12/2015

 

angelanatel.wordpress.com

https://www.facebook.com/Angela-Natel-137128436426391/

Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: