O método Tadoma, também conhecido como leitura labial tátil, foi criado pela professora norte-americana Sophia Alcorn e é uma das formas de comunicação com as pessoas surdocegas.
Ele acontece através do posicionamento de uma das mãos da pessoa surdocega sobre a face do seu interlocutor geralmente é colocado o dedo polegar sobre os lábios e os outros dedos mantidos sobre a bochecha, a mandíbula e a garganta do interlocutor.
Entretanto como existe uma pluralidade de pessoas surdocegas e que podem apresentar resíduos auditivos e/ou visuais e ser cega com baixa audição, ou surda com baixa visão, ou com baixa visão e audição ou ter cegueira e surdez profundas.
E a depender de serem reconhecidas como pré ou pós linguística ou seja terem aprendido uma língua antes ou após a sua surdocegueira outras formas e recursos de comunicação são utilizadas, como:
Língua de sinais tátil – Sistema não alfabético que corresponde à língua de sinais utilizadas tradicionalmente pelas pessoas surdas, mas adaptadas ao tato, através do contato das mãos da pessoa surdocega com as mãos do interlocutor.
Sistema Braille Tátil – Sistema alfabético baseado no sistema Braille tradicional de leitura e escrita adaptado de maneira que possa ser percebido pela pessoa surdocega através do tato.
Alfabeto Dacticológico: é o uso do alfabeto manual utilizado pelos surdos. O interlocutor faz a letra na palma da mão da pessoa surdocega.
Tablitas de comunicação: é um meio de comunicação feito de plástico resistente com letras em relevo, números ordinários e caracteres em braille. A pessoa com surdocegueira coloca o dedo indicador nas letras estabelecendo a comunicação.
CCTV: é um ampliador de imagens que visa auxiliar a pessoa que tem um pouco de resíduo visual a ler e escrever, o CCTV amplia em até sessenta vezes o tamanho da figura.
Mas certamente entre estas e outras possibilidades de comunicação todas elas só se efetivarão como uma perspectiva da humanidade quando superarmos o capacitismo que invisibiliza os seus usuários.
#descricaodaimagem vídeo em preto e branco de duas mulheres brancas demonstrando o método Tadoma de comunicação para pessoa surdocega.
Fonte: Marcelo Zig – Siga @afrodeficiente no Instagram
Segundo a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), estima-se que existam cerca de 40 mil pessoas surdocegas no Brasil, 50 mil nos Estados Unidos e 150 mil na União Europeia.
A Surdocegueira é uma deficiência caracterizada pela ausência da visão e da audição de forma simultânea e em graus diferentes. Não são duas deficiências juntas, mas sim uma deficiência única.
Viva Helen Keller!!!
Helen Keller VIVE
Dados: Agência Câmara de Notícias, Coletivo Feminista Hellen Keller, G1, wikipédia.
#descricaodaimagem video com mulher branca com cabelos pretos penteados para traz, usando roupas compridas e escuras por sobre camisa azul falando em púlpito ao microfone.
Filed under: Uncategorized |
Muito obrigada!