• Meu perfil

    angelanatel

    angelanatel

    Escritora, professora, linguista e teóloga, há vinte anos envolvida no trabalho voluntário de produção de material e ensino. Licenciada em Letras - Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Bacharel em Teologia pela Faculdade Fidelis, Curitiba/PR. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Doutoranda em Teologia Exegese e interpretação da Bíblia) pela PUCPR. Cursos e publicações disponíveis: https://linktr.ee/angelanatel Endereço para correspondência: Caixa Postal 21030 Curitiba - PR 81720-981 Produção disponível em https://independent.academia.edu/AngelaNatel Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7903250329441047

    Serviços verificados

    Visualizar Perfil Completo →

  • Follow Angela Natel on WordPress.com

Otero-Warren

Uma líder Latina no movimento de sufrágio do Novo México e uma das primeiras funcionárias do governo do estado durante o século 20, Adelina “Nina” Otero-Warren – que se tornou a primeira Latina a se candidatar ao Congresso dos Estados Unidos – forneceu liderança no movimento do Novo México pelo direito de voto das mulheres e desempenhou um papel pioneiro na política.

De 1917-1929, ela serviu como a primeira superintendente feminina das escolas públicas de Santa Fé, onde pressionou pela inclusão da língua espanhola nas salas de aula, o que na época contrariava o mandato federal apenas do inglês. Ela também trabalhou diligentemente para melhorar as condições nas escolas das comunidades hispânicas rurais e indígenas americanas, aumentou os salários dos professores e lutou para acabar com os castigos aos alunos por falarem espanhol na sala de aula ou no pátio da escola.

O bairro honorário exibe Otero-Warren ao lado de flores de yucca – flores do estado do Novo México – ao lado das palavras “Voto Para La Mujer”, um slogan sufragista que se traduz para “Votos para as Mulheres”.

Em 1917, Otero-Warren também se tornou chefe do capítulo do Novo México da União do Sufrágio da Mulher do Congresso, que mais tarde se transformou no Partido Nacional da Mulher. Vários anos depois, ela ganhou a indicação do Partido Republicano para uma cadeira na Câmara dos Deputados dos EUA em 1921, mas perdeu nas eleições gerais.

Otero-Warren morreu em 3 de janeiro de 1965, na casa de Santa Fé onde ela cresceu.

Publicidade

Muito obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: