• Meu perfil

    angelanatel

    angelanatel

    Escritora, professora, linguista e teóloga, há vinte anos envolvida no trabalho voluntário de produção de material e ensino. Licenciada em Letras - Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Bacharel em Teologia pela Faculdade Fidelis, Curitiba/PR. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Doutoranda em Teologia Exegese e interpretação da Bíblia) pela PUCPR. Cursos e publicações disponíveis: https://linktr.ee/angelanatel Endereço para correspondência: Caixa Postal 21030 Curitiba - PR 81720-981 Produção disponível em https://independent.academia.edu/AngelaNatel Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7903250329441047

    Serviços verificados

    Visualizar Perfil Completo →

  • Follow Angela Natel on WordPress.com

“A superpopulação humana está acabando com os recursos naturais.” Este é um discurso racista.

Eu tenho mt ranço desse discurso pq ele inverte a responsabilidade colonial de um jeito bizarro.
Pq assim: a água do mundo não tá acabando pq tem mta gente com sede, rs. Aqui no Brasil msm, apenas 4% da água é utilizada no consumo. 70% é levada pelo agronegócio.
Com comida a mesma coisa. Toneladas e toneladas são jogadas fora todos os dias pq a produção capitalista n produz pra matar fome, produz pra lucro.
Aí se pararmos pra pensar em qual grupo é responsável pelo maior dano ambiental do planeta, esse é o de homens cis brancos ricos. Esse grupo tb constitui a minoria demográfica mundial. Então a maioria do mundo sofre de fome, sede e outras privações pq um grupo pequeno expropria e explora tudo, seres humanos e n humanos. As crises não sobre “muita gente” no planeta, mas sobre concentração de poder na mão de uma minoria (de sempre).
O pânico racial de ter “mta” gente indígena, preta e amarela no planeta faz com que a minoria branca culpe justamente a quem ela explora pelos danos ambientais!. Isso é uma inversão colonial, é racista.
Atrás do suposto cuidado ecológico, racistas destilam seu asco de ver cada vez mais criança racializada chegando.
Querem ser pró-ambiente? Contra a pobreza? Pois então devolvam nossas terras indígenas, reparem (a parte q é possível reparar) os danos da escravização que o planeta todo agradece.
#superpopulação #meioambiente #falaciascoloniais

Geni Nuñez – @genipapos no Instagram

Assista a live “Descatequizar para descolonizar”, com Geni Nuñez em meu canal no Youtube (Angela Natel) –

Muito obrigada!