
A Mulher Silenciada na Idade Média reflete primeiramente sobre o mundo em que viveu, uma sociedade em que os modelos predominantes eram a Eva bíblica, a causa de todo o mal, e Maria, a mãe de Deus e redentora do mundo. A Idade Média foi um período particularmente difícil para as mulheres, mas elas nos deram um legado de sabedoria, conhecimento e grandeza cuja profundidade e importância estamos gradualmente descobrindo. Christina de Pizan, Hildegard de Bingen, Sabine von Steinbach, Jacoba Félicié, Beatrix do Dia, Mary da França, Mechthild de Magdeburg, Catherine de Siena, Brigid da Suécia, Alice Kyteler e Gertrude de Hepha são algumas das protagonistas desta viagem ao mundo das catedrais, aos tempos do despertar das cidades e do nascimento das universidades na Europa, onde o comércio começou um lento mas inexorável avanço em direção ao mundo moderno. Mas é uma viagem feita pela mão não de homens, mas de mulheres. Dos que eles queriam encurralar e que, em alguns casos, não tiveram êxito”.
“É uma obra de referência para todos aqueles que querem saber mais sobre aquelas mulheres que se recusaram a viver de acordo com o que se esperava delas”.
Victoria González, Muy Historia
“Tem sido uma aventura fascinante ler o livro Mujeres silenciadas en la Edad Media (Mulheres silenciadas na Idade Média) de Sandra Ferrer. A autora lança luz sobre o papel desconhecido da mulher em uma época que nos parece obscura e difícil”.
Isabel Vergara, leitora
“Uma obra a ser recomendada não apenas pelas habilidades narrativas e documentais de sua autora, mas também porque acreditamos que este tipo de trabalho é necessário para dar uma visão precisa da sociedade ao longo da história – neste caso, na Idade Média – e para dar voz às mulheres que, não apenas em seu próprio tempo, não tiveram o reconhecimento que indubitavelmente merecem”.
Álvaro López Franco, Descubrir la Historia (Descobrindo a História)
“Essencial em qualquer biblioteca – não apenas uma biblioteca de gênero – Mujeres silenciadas en la Edad Media preenche uma lacuna vergonhosa, e o faz com lealdade e curiosidade, duas virtudes muitas vezes ausentes em outros ensaios desta natureza”.
Alberto de Frutos, Historia de Iberia Vieja (História da Velha Ibéria)
Sobre a autora: Sandra Ferrer Valero é jornalista da Universitat Autònoma de Barcelona e historiadora da Universidad Nacional de Educación a Distancia – U.N.E.D. Ferrer tem se concentrado no estudo e divulgação do papel da mulher na história. Ela publicou vários livros sobre este tema, incluindo El papel de las mujeres en la humanidad (Santillana, 2019) e Pioneras del feminismo (Principal, 2020). Ela também tem colaborado no trabalho coral Feminismos. La historia (Akal, 2019). Ela é colaboradora regular de revistas e meios digitais para a divulgação da história. Ela se dedica à divulgação da história da mulher através de seu site http://www.mujeresenlahistoria. com”.
Para ver o livro, acesse https://cutt.ly/634BDdK
Filed under: Uncategorized |
Muito obrigada!