• Meu perfil

    angelanatel

    angelanatel

    Escritora, professora, linguista e teóloga, há vinte anos envolvida no trabalho voluntário de produção de material e ensino. Licenciada em Letras - Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Bacharel em Teologia pela Faculdade Fidelis, Curitiba/PR. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Doutoranda em Teologia Exegese e interpretação da Bíblia) pela PUCPR. Cursos e publicações disponíveis: https://linktr.ee/angelanatel Endereço para correspondência: Caixa Postal 21030 Curitiba - PR 81720-981 Produção disponível em https://independent.academia.edu/AngelaNatel Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7903250329441047

    Serviços verificados

    Visualizar Perfil Completo →

  • Follow Angela Natel on WordPress.com

Prato Parabiago, também conhecido como Parabiago Patera

Prato Parabiago, também conhecido como Parabiago Patera, descrevendo figuras mitológicas em um vasto cenário cósmico. – Feito de prata, em alto relevo, com traços de douramento (39,0 cm de diâmetro), pesando 3.555 gramas. – Cultura Romana – Estudiosos sustentam uma proveniência entre 361 e 363 EC. – Foi encontrado (1907) em um antigo cemitério romano em Parabiago, perto de Milão.
Descrição da placa:
No lado esquerdo, Cybele, com seu consorte Attis, andam em uma quadriga puxada por quatro leões, lado a lado, onde são acompanhados por três Korybantes (dançarinos cretenses, armados, que adoraram a frigia Deusa Cybele).
À direita, erguendo-se do chão, está um jovem nu que segura um anel do zodíaco ao redor de Aion, usando um chiton e segurando um cetro. Mais à direita, uma cobra enrolada em torno de um obelisco (ou gnomon).
No canto superior esquerdo, o Sol nascendo em sua carruagem, precedido pela estrela da manhã alada e portadora de uma tocha Phosphorus. À direita, a Lua em sua carruagem, precedida pela estrela da noite, Hesperus, também voou e carregava uma tocha.
No centro inferior, quatro erotes (filhos alados de Afrodite), representando as estações, pairam acima de Netuno e Thetis. À esquerda, duas ninfas do rio, e à direita, Tellus, com duas erotas, que apontam para Cybele. Acima da cabeça de Tellus, há um pequeno gafanhoto e um lagarto.
Museu Arqueológico de Milão, Itália.

Muito obrigada!